sábado, 27 de fevereiro de 2016


PENSANDO NO SALMO UM
Todos nós temos o direito, talvez o dever de buscarmos nossa felicidade. Quando olho para o Salmo Um percebo que ser feliz ou muito feliz tem a ver com o não andar junto ou ouvir os ditames dos ímpios. Em Salmos lemos: “Bem aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios”. Os ímpios ditam que não é necessário guardar um dia de descanso, consagração ao Senhor e aceitamos a sugestão saindo do ritmo aconselhado por Deus e fazendo tudo no dia que chamamos de Santo. O domingo é para nós o dia do Senhor, dia que separamos para irmos para igreja, evangelizar, ir ao culto nos horários marcados.
Ignorando os oráculos de Deus, nosso domingo é dia de por as coisas em ordem em casa. Lavamos nosso carro, arrumamos a casa, lavamos roupa, aproveitamos para por em dia as notícias no face bock e outras redes sociais. Temos o descalabro de ir ao Estádio de Futebol assistir ao jogo do time preferido ou não, nem importa, o negócio é ir, mesmo sabendo que o pastor não concorda, é talvez uma forma de agredir a autoridade pastoral, salve melhor juízo. 
Falamos no início que: “feliz é o que não anda no conselho dos ímpios”. Cabe a pergunta: quem anda consegue ser feliz? Quem anda tem um passaporte para se deter no caminho dos pecadores e pior, ganha um passaporte também para se assentar na roda dos escarnecedores.
Qual a influência boa que recebemos em um estádio de futebol, com pessoas xingando palavras torpes, escarnecendo dos jogadores, jogando o que tem nas mãos sobre os atletas, lançando todo ódio sobre o adversário? Cheiro de cigarro, bebidas alcoólicas e outros entorpecentes proibidos? Honestamente, aquele lugar não é roda de escarnecedores? Queremos ser felizes mesmo, indo a estes lugares?
Onde deve estar o nosso prazer? A Bíblia nos dá um norte; “o nosso prazer está na lei do Senhor e nela meditar de dia e de noite”.
Talvez você esteja dizendo: - O pastor é rigoroso. Não estou falando nada além da Palavra, seu problema não é comigo, é com a Palavra, cabe obedecê-la e ser feliz, ou não obedecê-la e não ser feliz. Pronto, está aí, você decide, é o livre arbítrio.
Não acho bom frequentar estádios de futebol para assistir nenhum jogo por conta do que o Salmo Um nos orienta, quanto mais no domingo dia do Senhor, não estou entrando no mérito de ser pecado ou não, só sei que não dá para ser feliz frequentando estes lugares, de acordo o que lemos no Salmo.
Se serve minha orientação, advirto a não ocupar o horário de buscar à Deus para fazer qualquer outra coisa que não este mister.
Quando vamos a um congresso, ou ao monte para orar, ou a uma consagração, ou passamos horas em jejuns e oração, chegamos com tanta unção, com uma influência tão grande que abençoamos tanto aos demais irmãos nos mínimos detalhes; um toque, uma palavra um sorriso ou a simples presença.
Quando vamos para a roda dos escarnecedores, zombadores, pessoas cheias de ódio, palavrões e revoltas, que influência trazemos para dentro de nossa casa, nossos familiares ou mesmo para dentro da igreja? 
Pense você mesmo, responda para si, além de gastar o seu dinheiro naquilo que não é pão, foi prestigiar quem não o conhece, não dá a mínima pela sua vida, não o ajuda em nenhum aspecto, sem contar que está enriquecendo pessoas e tirando da sua própria casa o que lhe poderia ser útil.
Falo por amor, tenho pena e tristeza quando sei que alguém de nossa igreja que poderia estar buscando a presença de Deus está tentando se alegrar naquilo que não traz alegria.
Com amor, 
Pr. ORLANDO BESSA DA GRAÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário